sábado, 20 de novembro de 2010

Olá amigos!

Olá amigos internautas,estamos de volta com as informações de nossa cidade. Aqui, o resumo do quotidiano de Alegrete, cidade localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Uma cidade feliz.

MUTIRÃO PRÁ VALER EM TODOS OS BAIRROS

Por falar em cidade feliz, ficamos felizes em saber que a administração municipal começa segunda-feira (22.11) uma operação presença em todos os bairros da cidade, com o apoio da comunidade e das escolas. Será a Ação Integradora Feliz Cidade da Gente, que envolverá as Secretarias de Infraestrutura, Agricultura, Meio Ambiente, Educação e Saúde.

 Zona Oeste da cidade, bairros Boa Vista e Macedo,
vão receber o Mutirão da Limpeza
Crédito : Alair Almeida
Até o Natal, todos os bairros terão sido atingidos. O esquema vai ser assim: a equipe da Infraestrutura deslocará todo o seu maquinário nas segundas e terças-feiras e manterá uma equipe permanente durante o resto da semana, na área definida, conforme prévio calendário.

Para o bom andamento da ação, a comunidade deverá somar-se e, para isso, as Associações de Moradores serão contatadas previamente para que os moradores auxiliem nos mutirões, que farão a limpeza e varreção das ruas, coleta de resíduos orgânicos e inorgânicos das vias, parques e praças, pintura de meio fio, aparação de grama, drenagem de ruas, encascalhamento e rolagem, reparação de bueiros e tubos, entre outras coisas.

Paralelo a isso, haverá trabalho com os alunos e comunidades escolares com distribuição de material informativo para conscientização da comunidade quanto às responsabilidades ambientais. Os alunos também fará mutirões para recolher pequenos resíduos nas ruas. A Secretaria de Saúde disponibilizará os agentes comunitários para mobilizar a comunidade na limpeza das residências, para posterior coleta.

Convite da Ballerina

Recebemos  deferencioso convite da Escola de Dança Ballerina:

“Há  dez anos atrás, onze meninas chegavam na Ballerina com um sonho, o qual era compartilhado com muitas outras. Mas o tempo foi passando e a persistência, a dedicação e o ideal foram mais perseverantes.

Hoje, passado este tempo, que deslizou como as notas das sinfonias que embalaram seus bailados, elas conquistaram muito mais que conhecimentos e técnica, mas levam em sua formação conceitos, valores que farão a diferença na escolhas e desafios futuros.

A Escola de Dança Ballerina vem através deste, com muito orgulho, participar, e ao mesmo tempo, convidá-los (as) para a solenidade de formatura da 8ª turma de concluintes do Curso Básico de Ballet Clássico. O solene ato acontecerá dia 3 de dezembro, sexta-feira, às 20:30 horas no salão social do clube Casino. Todos estão convidados para o baile que acontecerá às 23h55min. A missa de formatura será dia 27 de novembro, às 19h30min.”

Em tempo..

CONVÊNIO CORSAN

O Prefeito de Alegrete, Erasmo  Guterres Silva, envia convite  para a assinatura do Contrato de Programa com a Corsan visando a prestação dos serviços públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no município de Alegrete. A solenidade será realizada dia 22 de novembro de 2010, segunda-feira, às 15h, no Salão Vermelho no Centro Administrativo Municipal.


ESPETÁCULO DE RUA

Dia  21 de novembro, no Parque Rui Ramos, será realizado o espetáculo de rua “Auto da Paixão e da Alegria”, com o Grupo Timbre de Galo, de Passo Fundo. A promoção é da Arte SESC. Horário da apresentação, às 18h. Com certeza, um bom público  estará assistindo a este espetáculo no local preferido pela comunidade para passar os fins de semana descansando numa sombra ou à  beira do lago.


OS NÚMEROS DA APAE
                  
Vamos   revelar os números das eleições concorridas  que tiveram lugar na APAE Alegrete. Pela primeira vez – pelo que tenho notícia -  houve duas chapas participando. A chapa vencedora foi da situação, encabeçada pelo presidente Marcos Valdemar Ruffo Goulart, que obteve 175 votos. A chapa dois, liderada pela professora Iva Guedes, obteve 78 votos.Houve três votos brancos e  um nulo.

Alegrete terá um Natal iluminado

A partir do final de novembro, as noites alegretenses serão cobertas de magia e encantamento. Até o dia 02 de janeiro, a cidade  terá  a iluminação de microlâmpadas, refletores com lâmpadas e mangueiras iluminadas, que darão o colorido do Natal Iluminado 2010, que nesta edição tem como temática central  “Natal da Família Alegretense.” Uma empresa está sendo contratada, via licitação, para a iluminação de prédios e espaços públicos. Antes disso,  a Prefeitura já está instalando a sua iluminação própria, alusiva à data, no Calçadão, praças e parques.

No dia 07 de dezembro, está marcado o Baile Municipal, em plena Praça Getúlio Vargas, com a Banda Leblon.

Outras ações desenvolvidas por parceiros como o Centro Empresarial, terão o apoio da Prefeitura e contribuirão para um Natal de alegria e beleza no município.

“Toda a grandiosidade do Natal Iluminado 2010 só foi possível graças ao apoio e parceria. A Prefeitura se empenhou ao máximo para entregar um presente à altura  e nossa intenção é poder proporcionar ao cidadão um final de ano cheio de magia e espírito natalino”, confia o prefeito Erasmo Guterres Silva.

Projeto do Regalado é apresentado no Ministério das Cidades

A vice-prefeita de Alegrete, Maria de Fátima Preta Mulazzani, e o secretário do Gabinete de Gestão Integrada, José Paulo Alvarenga, apresentaram na última quinta-feira (18.11), em Brasília, o Projeto de revitalização do arroio para avaliação dos técnicos do Ministério das Cidades com vistas à inclusão no PAC 2.Conforme a vice-prefeita, os técnicos parabenizaram a Prefeitura pela apresentação do trabalho.

O projeto fora cadastrado pela Prefeitura no programa Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, na Secretaria Nacional de Habitação (SNH), doMinistério das Cidades, via Plano de Aceleração do Crescimento – PAC 2, e sendo pré-selecionado.

Trata-se de um programa que envolve  R$ 15 milhões para a recuperação do Arroio Regalado e seu entorno. A vice-prefeita Mulazzani, José Paulo e o arquiteto Jeferson Sanchotene foram a Brasília apresentar o projeto no Ministério das Cidades. O prefeito Erasmo Silva elogiou o andamento do projeto que contempla novas moradias, principalmente para quem mora no leito do Regalado.

Conforme o  programa apresentado pela Prefeitura, vai melhorar as condições de habitabilidade dos moradores próximos ao Arroio Regalado, na zona oeste da cidade. “Ao longo dos anos vários bairros foram se formando e se consolidando, não obedecendo a área de preservação”, explica  a vice-prefeita. Ela  avalia que o problema ambiental é muito grave, com consequências sérias para as populações e habitações que estão nas suas proximidades.

Arroio Regalado
Créditos: Alair Almeida
O programa tem foco nos Bairros localizados às margens do Regalado: Prado, Progresso, Vila Grande, Sepé Tiaraju, Vera Cruz, Joaquim Fonseca Milano, Restinga, Boa Vista, Izabel, Macedo e Santo Antônio.

Consistirá em ações de urbanização, com o reassentamento das famílias que ocupam casas em situação de insalubridade e risco. Haverá a necessidade da remoção e reassentamento para local a ser definido, onde será instalado um novo loteamento com a infraestrutura necessária, com equipamentos de lazer e recreação, sendo uma quadra poliesportiva coberta e praça pública.

Motores de alto rendimento na lavoura é tema de encontro técnico

A Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com a parceria da Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda, realiza no próximo dia 24 de novembro, quarta-feira, o XVI Entec, encontro organizado regularmente pela entidade para o aprimoramento técnico dos profissionais e produtores em geral. Nesta edição o tema será motores de alto rendimento para a lavoura de arroz, com palestra do engenheiro Ricardo Weber Bocca.

O engenheiro Bocca, que possui titulação para desenvolvimento de motores e inversores de freqüência, falará sobre as novas tecnologias desenvolvidas para o melhor aproveitamento de energia elétrica e diminuição de custos da lavoura com equipamentos mais eficientes. “O consumo de energia elétrica pode diminuir até 10%, dependendo da situação do motor antigo”, afirma, entre outras vantagens: “precisam de menos tempo ligados para fazer o mesmo trabalho, são mais resistentes às intempéries e utilizam cabeamento com dimensões adequadas”, conclui.

A palestra consiste na apresentação visual dos motores, como se definem tecnicamente, comparativo com os motores de alta potência nas partes elétricas e mecânicas, a aplicação correto na lavoura e a parte prática relativa a diminuição de custos. O XVI Entec é gratuito e começará às 20 horas, na sede da Associação dos Arrozeiros (Praça Oswaldo Aranha, 160). Maiores informações no telefone 34214303 ou pelo e-mail arrozeirosdealegrete@webr ural.com.br.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Projeto de recuperação do regalado está pré-selecionado no PAC 2


O arroio Regalado, que separa a cidade  dos quartéis, na zona oeste, é um dos cursos d’água atingidos pelo esgoto in natura que é jogado diretamente no seu leito e também do lixo  jogado às suas margens. Um projeto de recuperação do arroio estava em Brasília a espera de recursos. No dia de ontem (8.11), a  prefeita em exercício, Maria de Fátima Mulazzani,  recebeu a confirmação do Ministério das Cidades de que o projeto cadastrado pela Prefeitura no programa Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, na Secretaria Nacional de Habitação (SNH), do Ministério das Cidades, via Plano de Aceleração do Crescimento – PAC 2, foi pré-selecionado.

Trata-se de um projeto de R$ 15 milhões para a recuperação do Arroio Regalado e seu entorno, cuja apresentação final será feita pelo próprio prefeito Erasmo Silva e a vice-prefeita Maria de Fátima, no  dia 18 de novembro, em Brasília. Também foi comemorada pela  prefeita em exercício a pré-seleção do projeto cadastrado pela Corsan, para investimentos em saneamento básico, no mesmo PAC 2, que prevê o investimento de R$ 23 milhões em toda a área do Regalado beneficiando  ao todo 11 bairros localizados ao longo das margens  do arroio.

Conforme o  programa apresentado pela Prefeitura, vai melhorar as condições de habitabilidade dos moradores próximos ao Arroio Regalado, na zona oeste da cidade. “Ao longo dos anos vários bairros foram se formando e se consolidando, não obedecendo a área de preservação”, explica Maria de Fátima Mulazzani. A prefeita em exercício avalia que o problema ambiental é muito grave, com consequências sérias para as populações e habitações que estão nas suas proximidades.

O programa tem foco nos Bairros localizados às margens do Regalado: Prado, Progresso, Vila Grande, Sepé Tiaraju, Vera Cruz, Joaquim Fonseca Milano, Restinga, Boa Vista, Izabel, Macedo e Santo Antônio.
Projeto de recuperação do Arroio Regalado
está pré-inscrito no PAC-2, valor da obra é de R$15 milhões

Consistirá a recuperação em ações de urbanização, com o reassentamento das famílias que ocupam casas em situação de insalubridade e risco. Haverá a necessidade da remoção e reassentamento para local a ser definido, onde será instalado um novo loteamento com a infraestrutura necessária, com equipamentos de lazer e recreação, sendo uma quadra poliesportiva coberta e praça pública.

Com o GEEMPA Alegrete melhora a alfabetização

Ao completar o segundo ano de vigência do convênio  firmado entre o Município  e o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação  (GEEMPA), com sede em Porto Alegre, a avaliação da Secretaria Municipal de Educação é de que melhoraram os índices  de alfabetização  em Alegrete.  Segundo o secretário de educação, Jorge Sitó,  com a implantação da proposta de alfabetização sócio-construtivista do GEEMPA, houve um salto de qualidade nas turmas de alfabetização, superando  os 43 % de alunos alfabetizados no ano de 2008 para 82% em 2009.  Alegrete é um dos  240 municípios em que o GEEMPA presta assessoria didático-pedagógica.

A cada bimestre as professoras alfabetizadoras que participam da proposta recebem assessoria do GEEMPA, na capital gaúcha, onde estes momentos tornam-se espaços de reflexão, análise do desempenho de cada aluno na conquista da alfabetização. O convênio também prevê que os 230 alunos que integram a proposta recebam cadernos didáticos, que não podem ser confundidos com as velhas cartilhas, pois são planejados a partir das hipóteses que as crianças formulam sobre o que é ler e escrever.

Na última semana do mês que passou, as professoras alfabetizadoras encontraram-se mais uma vez com o grupo do GEEMPA, sob a coordenação da professora Esther Pillar Grossi, para mais uma assessoria. As 13 professoras que integram o projeto, juntamente com a diretora de Educação do Município,  Thaiana Machado, dedicaram horas de  estudo a cerca das não aprendizagens dos alunos, com respaldo de pensadores que constituem o Pós-Construtivismo. Esta assessoria também serviu para que as professoras pudessem planejar estratégias efetivas para conquistarem maior número de alunos alfabetizados.
Um dos encontros das alfabetizadoras com Esther Grossi
Foto: Thaiana Machado

O caráter pedagógico do Dança Alegre Alegrete



O Dança Alegre Alegrete, na sua  retomada, este ano nos palcos de Alegrete, optou por um formato mais econômico, mas resgatando a sua vocação original, de divulgação da dança no seu caráter mais pedagógico. Foram investidos apenas R$ 26 mil, contemplando não apenas os dois dias de apresentação no Centro Cultural, mas a série de três oficinas que foram desenvolvidas a partir de agosto. Entre o aplauso da platéia  e  algumas críticas  de quem queria maior participação  de dançarinos da cidade, o Dança Alegre reuniu um público seleto no  auditório do Centro Cultural no último fim de semana, dias 5 e 6 de novembro. 

Fotos do espetáculo do GEDA, de Porto Alegre
Fotos: Vanessa Barcellos
No seu conceito inicial, o festival trabalhava a formação e a democratização da dança. Ao longo das 21 edições do evento, esta idéia foi enfraquecida, segundo seus organizadores.  Em 2010, a Prefeitura apostou na retomada do Dança Alegre, resgatando  seus  caráter pedagógico para o desenvolvimento da arte da dança.   A Diretoria de Cultura  do Município investiu em três oficinas de dança, com diferentes temáticas. Para ministrá-las, contou com a participação de  profissionais com experiência e talento em  dança contemporânea, outra de desenvolvimento dramatúrgico na dança, e ainda uma outra específica para a dança de rua.

Todos os grupos e alunos que participaram das oficinas apresentaram-se na primeira noite do Dança Alegre. Além deles, estiveram no palco os alunos da rede pública municipal de ensino que participam do Arte na Escola, um projeto que há muitos anos revela talentos e incentiva a criatividade nas comunidades escolares.

Na segunda noite, o espetáculo apresentado ao público alegretense foi  uma montagem do Grupo GEDA, de Porto Alegre, com diversos prêmios no Brasil e no mundo. Foi apresentada  uma obra coreográfica que tem como base de pesquisa os estudos do antropólogo francês Lelouc sobre as partes do corpo, que apontam  a visão Freudiana da ligação dos pés como símbolo fálico e dos sapatos como símbolo feminino.

Conforme o jornalista Paulo Berquó, do Departamento de Comunicação da Prefeitura, “ha expectativa de que no próximo ano o Dança Alegre possa ganhar novamente as ruas, redimensionando  a proposta desta edição, que merece – pela iniciativa – o aplauso de todos.”