Ao completar o segundo ano de vigência do convênio firmado entre o Município e o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), com sede em Porto Alegre, a avaliação da Secretaria Municipal de Educação é de que melhoraram os índices de alfabetização em Alegrete. Segundo o secretário de educação, Jorge Sitó, com a implantação da proposta de alfabetização sócio-construtivista do GEEMPA, houve um salto de qualidade nas turmas de alfabetização, superando os 43 % de alunos alfabetizados no ano de 2008 para 82% em 2009. Alegrete é um dos 240 municípios em que o GEEMPA presta assessoria didático-pedagógica.
A cada bimestre as professoras alfabetizadoras que participam da proposta recebem assessoria do GEEMPA, na capital gaúcha, onde estes momentos tornam-se espaços de reflexão, análise do desempenho de cada aluno na conquista da alfabetização. O convênio também prevê que os 230 alunos que integram a proposta recebam cadernos didáticos, que não podem ser confundidos com as velhas cartilhas, pois são planejados a partir das hipóteses que as crianças formulam sobre o que é ler e escrever.
Na última semana do mês que passou, as professoras alfabetizadoras encontraram-se mais uma vez com o grupo do GEEMPA, sob a coordenação da professora Esther Pillar Grossi, para mais uma assessoria. As 13 professoras que integram o projeto, juntamente com a diretora de Educação do Município, Thaiana Machado, dedicaram horas de estudo a cerca das não aprendizagens dos alunos, com respaldo de pensadores que constituem o Pós-Construtivismo. Esta assessoria também serviu para que as professoras pudessem planejar estratégias efetivas para conquistarem maior número de alunos alfabetizados.
Um dos encontros das alfabetizadoras com Esther Grossi Foto: Thaiana Machado |
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