sábado, 20 de novembro de 2010

Projeto do Regalado é apresentado no Ministério das Cidades

A vice-prefeita de Alegrete, Maria de Fátima Preta Mulazzani, e o secretário do Gabinete de Gestão Integrada, José Paulo Alvarenga, apresentaram na última quinta-feira (18.11), em Brasília, o Projeto de revitalização do arroio para avaliação dos técnicos do Ministério das Cidades com vistas à inclusão no PAC 2.Conforme a vice-prefeita, os técnicos parabenizaram a Prefeitura pela apresentação do trabalho.

O projeto fora cadastrado pela Prefeitura no programa Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, na Secretaria Nacional de Habitação (SNH), doMinistério das Cidades, via Plano de Aceleração do Crescimento – PAC 2, e sendo pré-selecionado.

Trata-se de um programa que envolve  R$ 15 milhões para a recuperação do Arroio Regalado e seu entorno. A vice-prefeita Mulazzani, José Paulo e o arquiteto Jeferson Sanchotene foram a Brasília apresentar o projeto no Ministério das Cidades. O prefeito Erasmo Silva elogiou o andamento do projeto que contempla novas moradias, principalmente para quem mora no leito do Regalado.

Conforme o  programa apresentado pela Prefeitura, vai melhorar as condições de habitabilidade dos moradores próximos ao Arroio Regalado, na zona oeste da cidade. “Ao longo dos anos vários bairros foram se formando e se consolidando, não obedecendo a área de preservação”, explica  a vice-prefeita. Ela  avalia que o problema ambiental é muito grave, com consequências sérias para as populações e habitações que estão nas suas proximidades.

Arroio Regalado
Créditos: Alair Almeida
O programa tem foco nos Bairros localizados às margens do Regalado: Prado, Progresso, Vila Grande, Sepé Tiaraju, Vera Cruz, Joaquim Fonseca Milano, Restinga, Boa Vista, Izabel, Macedo e Santo Antônio.

Consistirá em ações de urbanização, com o reassentamento das famílias que ocupam casas em situação de insalubridade e risco. Haverá a necessidade da remoção e reassentamento para local a ser definido, onde será instalado um novo loteamento com a infraestrutura necessária, com equipamentos de lazer e recreação, sendo uma quadra poliesportiva coberta e praça pública.

Nenhum comentário: