terça-feira, 21 de setembro de 2010

Semana Farroupilha

Olá  amigos, estamos de volta com  as informações  do que acontece  no nosso Alegrete, uma cidade cheia de orgulho pelo que fizeram os seus gaúchos na Semana Farroupilha. Tivemos um  dos maiores desfiles  dos últimos tempos e com expressiva participação dos tradicionalistas.

O MAIOR DESFILE DO MUNDO

A bonita manhã de sol  do feriado de 20 de setembro convidou o público para ir à praça Getúlio Vargas ou    ao longo das calçadas dos 15 quarteirões onde se realizou o desfile do Dia do Gaúcho  de Alegrete. Foram em torno de 10 mil pessoas  que durante  três horas e meia  vibraram muito com os integrantes de  CTGs, DTGs, piquetes e grupos tradicionalistas que desfilaram pelas ruas da cidade.  A programação, sem atraso,  foi aberta  pelas forças de segurança da cidade, desfilando  o Grupo de Operações Especiais da Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Corporação de Bombeiros e Guarda Municipal. 

O desfile  de  cavalarianos foi aberto pela 4ª. Região Tradicionalista, seguida dos carros temáticos. Chamou a atenção dos populares  a presença no desfile do primeiro ônibus do transporte coletivo da cidade, um Austin ano 1947, em que um dos antigos diretores da empresa desceu do veículo  para ser recebido pelo prefeito Erasmo Silva frente ao palanque oficial. Ao todo, foram 77 entidades tradicionalistas que desfilaram em Alegrete, distribuídas entre 12 CTGs, seis DTGs, 19 grupos tradicionalistas e 40 piquetes. 

Os  destaques  ficaram  para  o Piquete  Presilha da Amizade que mostrou em seus carros temáticos -  incluindo uma carreta puxada por uma junta de boi - as  charqueadas, casamentos, batizados, a escola e os bailes de rancho. Uma banda caracterizada passou executando o Hino Rio-Grandense. O piquete Herança de Chão Batido  desfilou com um carro temático com  situações da vida rural, incluindo as lavadeiras. Uma comissão    avaliou  o desempenho dos participantes do desfile para fins de premiação, seguindo o tema  da Semana Farroupilha deste ano :” Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução.” .

O prefeito Erasmo Silva destacou o clima de ordem que transcorreu a Semana Farroupilha  de Alegrete,sem nenhum incidente e parabenizou o coordenador da  festa, Carlos Humberto Vasques Conceição.  A coordenadora da 4ª. Região, Ilva  Goulart, disse que foi o maior desfile  realizado pela cidade  até aqui, contabilizando cerca de 8,5 mil gaúchos. Realmente, foi o maior desfile.

Aqui, alguns  dos melhores momentos  do desfile do Dia do Gaúcho em Alegrete, registrados pela objetiva do repórter Juner Vieira, do jornal Expresso Minuano :

 



Nenhum comentário: