terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um brinde aos 179 anos de Alegrete

No dia em que a cidade comemorou seus 179 anos de emancipação política (25.10) em solenidade realizada ao final da tarde  na Praça Getúlio Vargas, um público representativo das mais diversas camadas sociais reuniu-se  numa espécie de arena para brindar o aniversário do Município. O evento foi  organizado pela Secretaria de Educação e Cultura, através do Movimento da Vida – programa que desenvolve atividades esportivas e de lazer nos bairros da cidade –  e a participação das demais secretarias municipais.

No espaço   montado para a festa, ocorreu a  exibição de talentos como os da Escola de Dança Ballerina com o espetáculo “ Águas Dançantes”;  do grupo de Danças Herdeiros da Pampa, da Escola Luiza de Freitas Valle; e do grupo de capoeira Guerreiros, que  se apresentou  junto com alunos do Centro de Atendimento Psicossocial II  e dos alunos do curso de Educação Física da Urcamp. No entorno, uma mostra de fotografias antigas da cidade, pertencentes   ao acervo do Centro de Documentação e Pesquisa der Alegrete (Cepal) chamava a atenção do público presente.

Os festejos - que iniciaram com a Banda da  Guarnição Federal e a declamação da poesia Gaudério de autoria de João da Cunha Vargas, considerado o maior poeta campeiro do Estado, interpretada pelo    artista  João Fontoura, conhecido como Cabo João, músico e compositor, encerraram com uma apresentação da banda Pentagrama. Na seqüência, o pronunciamento do prefeito Erasmo Silva, que falou  sobre as múltiplas características de  Alegrete, que “ são resultado de um história de valentias, mas pródiga em revelar talentos nas diferentes manifestações culturais”. Antes de brindar  com uma taça de champanhe, o prefeito referiu-se à cidade como sendo guerreira, batalhadora, mas acima de tudo carinhosa, “a cidade de todos nós”.

Sobre as acomodações  para o público assistir confortavelmente  ao evento,explicou Erasmo que  a formação das cadeiras  não era um quadrado e nem havia cabeceira porque  não há ninguém  melhor nem pior do que o outro e que ali havia pessoas com popularidade e outras sem popularidade, celebridades e anônimos, uma grande família celebrando a data do Município,  completou.

Após o pronunciamento, o prefeito de Alegrete e a vice, Maria de Fátima Mulazzani, comandaram o brinde e distribuíram 179 pequenos bolos, confeccionados pela padaria do Instituto Federal Farroupilha, parceira no realização da solenidade. Para quinta-feira,  haverá sessão solene na Câmara alusiva ao aniversário do Município.



Brinde com champanhe e distribuição de 179 bolinhos simbolizando a idade da cidade, acústico da Pentagrama e apresentações de dança marcaram as comemorações.


Nenhum comentário: