quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Escritor Assis Brasil abre a Feira do Livro de Alegrete




Patrono da Feira do Livro de Alegrete,
escritor Luiz Antônio de Assis Brasil,
 ingressa no recinto da Feira com o lampeão
 denominado "chama da sabedoria", simbolo do evento.
A cidade respira a leitura com a realização  da 31ª edição da Feira do Livro na praça Getúlio Vargas.Com a presença do patrono, Luiz Antônio de Assis Brasil, e do homenageado especial, poeta alegretense  Élvio Vargas, foi aberta  na noite de terça-feira, a 31ª Feira do Livro de ano tendo Alegrete. Seguindo o ritual de todos os anos, o patrono ingressou no lonão que abriga a feira com o lampeão denominado “chama da sabedoria” para dar por aberta a Feira que vai  acontecer até o dia 9.

Um bom público prestigiou a abertura oficial do evento, quando o prefeito Erasmo Guterres Silva, exaltou a importância da cultura e do conhecimento e elogiou a escolha do novo local. “A Praça é o espaço mais democrático da cidade e nada mais justo de que um evento como este, de semeadura do conhecimento que gera a reflexão, seja montado em espaço tão nobre”, ponderou. Antes dele, pronunciaram-se a diretora do Centro Cultura, Deise Rodrigues; a gerente do Sesc, Cláudia Rizzati; a diretora de Cultura, Ana Maria Thompson Flores  e o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó.

O poeta Élvio Vargas, em versos, fez uma saudação a sua cidade,  Alegrete, enquanto o patrono Assis Brasil destacou que o pampa é elemento presente em quase toda a sua obra e, por isso, sentia-se em casa ao pisar em Alegrete. Depois dos pronunciamentos e da abertura oficial, a Escola de Dança Ballerina apresentou duas coreografias com seu corpo de baile.

Escritor Luiz Antônio de Assis Brasil  na companhia do prefeito Erasmo Silva e da vice-prefeita Maria de Fátima  MUazzani, e em segundo plano o poeta alegretense Élvio Vargas, homenageado especial da Feira do Livro
Em sua  palestra na abertura da feira, o escritor Assis Brasil abordou a importância da escrita e os diferentes aspectos dos textos literários. Em suas palavras, o escritor fez um apelo  às escolas para que dediquem uma atenção especial à criação literária. Deixou sugestões de como fazer para que, no ambiente escolar, os estudantes talentosos revelem seus talentos. “Não é só fazer redação e corrigi-las”, mas buscar através dos jogos literários e até mesmo na Internet  idéias para desenvolver a criação literária,acrescentou. “A boa expressão escrita nos torna bons cidadãos, sendo agentes importantes na comunidade em que vivemos”, disse o palestrante. O escritor Assis Brasil  disse também que  aqueles que passaram pela experiência da criação, cresceram. E deixou seu depoimento como escritor, ser humano e professor,   para que seja dada uma atenção muito especial à produção textual na escola, porque, só assim, “encontraremos os verdadeiros talentos  que  nos ajudarão  a viver melhores.”
            
A Feira fica aberta das  9h às  22h, com um atrativo inédito. Pela primeira vez foi montada  uma Praça da Alimentação, organizada em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio. O Sesc, mais uma vez, é o parceiro da Prefeitura na organização do evento, que este ano tem  como tema “Livro: garantia de acesso à cultura”. Nacional Supermercados e Tractebel Energia são os principais patrocinadores.

Patrono da feira do livro, escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, carrega a "chama da sabedoria", na companhia  do poeta alegretense Élvio Vargas (E), homenageado especial, a vice-prefeita Maria de Fátima Mulazzani e em segundo plano o prefeito Erasmo Silva.
O patrono desta edição, escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, é um dos maiores nomes da literatura gaúcha, autor de clássicos como As Virtudes da Casa, Um Quarto de Légua em Quadro e A Prole do Corvo. Desde 1985 é responsável pela Oficina de Criação Literária do programa de pós-Graduação da Faculdade de Letras da PUCRS. A oficina já revelou nomes como Letícia Wierzchowski, Cíntia Moscovich, Daniel Pellizzari, Monique Revillion e Daniel Galera.

A palestra-show ficará a cargo de Teddy Corrêa, vocalista da banda Nenhum de Nós e que em 2006 lançou seu primeiro livro intitulado Bruto, uma reunião de poemas, entre eles letras de algumas canções da banda e com as histórias e circunstâncias que as geraram. Será na quinta-feira, às 20h, na Lona de Idéias.
Luiz Antônio de Assis Brasil, patrono da Feira do Livro de Alegrete, fala na abertura da feira.

Nenhum comentário: