segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Neste Post: FAC e Projeto Charrua

Olá amigos internautas, em ritmo  de festas natalinas, o nosso encontro  na webpara divulgar o que acontece em nossa cidade, o nosso Alegrete.


O sucesso do FAC



Show de encerramento com Tonho Crocco
Foto: Juner Vieira

Foi  uma semana  de acontecimentos importantes na cidade. Na praça pública, largo do Centro Cultural, abriu-se o espaço democrático da música, com o retorno triunfal do Festival Alegretense da Canção – o FAC.

Foram três noites de  muita música, shows  e a participação  do público  que aplaudiu os talentos da terra e aqueles  que chegaram de outras regiões.


O FAC tem tudo  para se consagrar como um dos grandes festivais de música popular na região.

Campeão do festival, Filipe Coelho, com o troféu e o
cheque de R$2 mil.
Filipi defendeu a música Moleque Malandro.

Estamos  apostando muito nesta proposta. Além das 24 músicas apresentadas, das quais 12 vão para o disco, tivemos shows  que agradaram o público: o alemão Ronaldo, Tonho Grecco e a banda da gurizada do Alegrete, Pentagrama.

RESULTADOS DO PROJETO CHARRUA ANIMAM PAIS E PROFESSORES

Durante sete meses, um grupo de trinta garotos  na faixa etária de 12 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, participou  do projeto Charrua, coordenado   pelo Exército com a parceria da Prefeitura. Na noite  de quarta-feira, no quartel do 6º. Regimento de Cavalaria Blindado, ocorreu o ato de encerramento das atividades e a avaliação  dos resultados do projeto. O clima era de satisfação dos diretores e  professores das escolas envolvidas, a certeza do dever cumprido de  parte dos  militares instrutores  e a alegria e emoção dos familiares.

O comandante do 6º. Regimento de Cavalaria Blindado, tenente-coronel Carlos Augusto Ramires Teixeira, não escondeu a emoção ao saudar  os garotos  que completaram o período de vigência  do projeto que, segundo ele, foi uma oportunidade impar de inserir  os adolescentes  no contexto social do Município e contribuir de forma singular  na  formação do caráter de cada garoto.

Avaliado  pelos professores  das escolas, o projeto Charrua mostrou  que os meninos  obtiveram resultados satisfatórios no desempenho escolar. O instrutor do grupo, sargento Leonel Bianchi, disse ter ficado surpreendido  com a capacidade   que alguns garotos tiveram de reverter  a situação  escolar, melhorando as notas, quando o caso parecia irreversível.  O aluno melhor colocado no grupo, Dimitri de Souza Gidiel, 16 anos,  deu depoimento afirmando que aprendeu muito sobre coleguismo, lições de moral e cívica, companheirismo e cidadania e sai do projeto com uma iniciação profissional, pois participou de um curso de padeiro.

No  relato das mães dos garotos, só agradecimentos pela mudança de atitude de seus filhos. Uma das mães disse que  seu filho  apresentou melhor desempenho no colégio, melhoraram as notas  e o comportamento, estando mais responsável, disciplinado e interessado. “Meu filho aprendeu a respeitar os mais velhos,está  até ajudando em casa, coisa que ele não fazia”, comemorou outra mãe.

Em nome da Prefeitura, parceira  no projeto, a vice-prefeita Maria de Fátima Mulazzani disse que  cada garoto leva o bom exemplo de assumir  responsabilidades  e ter um projeto de vida.

 À esquerda o sargento Leonel  Bianchi`, idealizador e instrutor do projeto Charrua e à direita, tenente coronel Carlos Augusto Ramires
Grupo de garotos do projeto Charrua em pose festiva  no encerramento dos trabalhos do ano.Ao centro ( de camisa amarela), o comandante do 6º. RCB que acolheu os meninos.
Comandante do Regimento ( de costas ) entrega medalhas aos alunos do projeto Charrua.
No período de maio a dezembro, alunos das escolas Emílio Zuñeda, Ciep Doutor Romário, Farroupilha, Princesa Isabel e  Eurípedes Brasil Milano  participaram   do projeto Charrua, no turno inverso da escola ( período da tarde), recebendo noções básicas  desde higiene oral, reforço escolar, oficinas de panificação, olericultura, suinocultura, ovinocultura, informática, atividades físicas e  30 minutos de ordem unida, com direito a um lanche.  Depois de  dois anos parado, o projeto foi retomado este ano.

Nenhum comentário: