quinta-feira, 24 de março de 2011

No Carnaval fora de época, Imperatriz é bi-campeã


Em meio a uma polêmica sobre os atrasos no início dos desfiles, o carnaval fora de época de Alegrete, realizado na sexta-feira e no sábado,dias 18 e 19, atraiu em torno de 10 mil pessoas para a avenida do samba "Darcy Oviedo da Cruz”. Com apresentações impecáveis, a Escola de Samba Imperatriz da Praça Nova obteve o bi-campeonato do carnaval de Alegrete, ficando a dois décimos acima da Escola de Samba Unidos dos Canudos. A Escola, com um tema-enredo local, de valorização da cidade, apresentou como atração Viviane Araújo, que veio do Rio de Janeiro especialmente para o carnaval de Alegrete e chamou a atenção do público. A divulgação dos resultados reuniu mais de duas mil pessoas na avenida do samba, no final da tarde de domingo, com a participação das torcidas das cinco escolas que desfilaram. A escola vencedora comemorou muito o título. “Carnaval se ganha ou se perde nos detalhes e no trabalho e esse foi o diferencial de nossa escola”, afirmou o presidente campeão Gilson Waucher.

O problema dos atrasos nos desfiles chegou a irritar o público. Na última noite, a última escola a desfilar, a Unidos dos Canudos, deixou a avenida às 8h30min da manhã de domingo e a sua torcida ficou dez horas nas arquibancadas até a escola passar. O presidente da Associação das Entidades Recreativas e Carnavalescas de Alegrete (Assercal), Rivadávia Leite, disse que a questão dos atrasos nas apresentações das escolas será rediscutida numa reunião com os presidentes de escolas de samba. Para o dirigente da Assercal o público foi um dos destaques do carnaval fora de época, com um aumento de 20 por cento na venda dos ingressos em relação ao carnaval do ano passado.

Fotos da escola bicampeã do carnaval de Alegrete, Imperatriz da Praça Nova.
Crédito: Ricardo Dalcin


 

Alegrete terá a primeira academia comunitária

O Município terá a primeira academia comunitária, com o objetivo de promover a saúde física e mental através do estímulo às atividades físicas. Enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, integrantes dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Movimento da Vida (Mov) Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde participaram da reunião realizada ontem(21.3) para apresentação do projeto.

A Academia Comunitária em princípio funcionará na Praça General Osório, bairro Cidade Alta. Integrada à estratégia de saúde da família e de atenção psicossocial, o projeto da Secretaria de Saúde prevê 35 mil reais para a construção da academia. “As academias são parte de um programa de saúde preventiva e de incentivo à prática esportiva. São equipamentos para melhorar a condição física e, consequentemente, a qualidade de vida e a saúde das pessoas, ajudando a prevenir doenças”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Maria do Horto Salbego.

A vice-prefeita Maria de Fátima Mulazzani, ao participar do ato de lançamento do projeto, declarou que “é cientificamente comprovado que a prática regular de atividade física previne vários tipos de doenças e melhora a auto-estima. É determinação deste governo um povo saudável, feliz e socializado,” acrescentou.

Alegrete ganha superintendência da Corsan

A cidade ganhou a 10ª. Superintendência  da Corsan com jurisdição  sobre os municípios  da Fronteira Oeste. Na última sexta-feira, na  Câmara de Vereadores, houve a cerimônia de posse do novo superintendente regional, Maximiliano Moraes. Também na mesma ocasião, foi assinado, na presença do prefeito Erasmo Silva,  o documento de doação da área necessária para a Corsan construir uma Estação de Bombeamento de Esgoto na cidade. A construção de novas EBEs faz parte do contrato assinado entre a empresa e o município, para viabilizar o tratamento de esgoto em Alegrete. A previsão é de que até o fim da vigência do contrato, em 25 anos, 100% do esgoto da cidade esteja tratado. O presidente da empresa, Arnaldo Dutra, diretor de operações Ricardo Machado e o diretor técnico Rogério Santiago estiveram presentes nos atos realizados na cidade.

Alegretense destaque no Grupo Mãe de Deus

A  jovem alegretense Aline Ferreira Almeida, filha de nosso colunista e colaborador Alair Almeida, foi homenageada  na última semana  pela direção do Complexo Hospitalar Mãe de Deus, em Porto Alegre, por ter completado cinco anos de atividades na empresa. O troféu com a logomarca Mãe de Deus foi entregue pela Irmã Sônia Pegoraro, representando a Congregação, e Marcelo Sonneborn, gestor de RH do  grupo hospitalar. Aline, formada em Administração na PUC, atua como analista financeira  do Hospital, e coordenou, no Setor Financeiro, o projeto Jovem Aprendiz.

Homenagem saiu no Jornal Expresso Minuano, edição de 19 a 26 de março, página 06.

domingo, 13 de março de 2011

Começa 2011

No momento que escrevemos o esta coluna, registramos a dor do Mundo com os desastres naturais que tem se repetido em todos os recantos. Agora, no Japão, onde a Natureza se manifesta impiedosamente. Ontem, em São Lourenço, no Rio Grande do Sul. Para muitos, são sinais que O Mundo emite para responder aos desacertos do homem para com a natureza.

O ANO COMEÇA

Depois do carnaval, é hora de retomar o ritmo. Mas a verdade é que vamos ter uma outra parada para o carnaval fora de época que Alegrete vai ter na próxima semana. No entanto, em termos de Brasil, o ano está só agora começando e com muita coisa para acontecer. O governo vai mostrar a sua cara e no parlamento, a turma parece disposta a trabalhar. Será ?

Agora, o nosso carnaval!

O nosso carnaval vai se firmando também como “fora de época”, a exemplo do que os uruguaianenses vem fazendo com muita competência. Dias 17 e 19 vamos ter os desfiles na avenida Eurípedes Brasil Milano onde as cinco escolas apresentarão ao público a sua criatividade em busca do título.

O Município deu uma força, mas a verdade é que não se pode estimar o que custa colocar uma escola na avenida. Mais do que o dinheiro, a dedicação de seus dirigentes, dos carnavalescos que abrem mão de muitos compromissos pessoais e profissionais para se dedicarem ao carnaval de rua de Alegrete. Eles merecem todo o aplauso do público.

Ao Rei, as chaves da cidade

As chaves da cidade já estão nas mãos do Rei Momo Cleber Gonçalves, o Geléia. Ontem pela manhã, no Centro Administrativo, o prefeito Erasmo Silva, na presença da Corte do Carnaval 2011 e da direção da Assercal, entregou as chaves ao Rei Momo, sinalizando que a cidade está em clima de Carnaval Fora de Época.

Também começou a ser montada ontem a estrutura para os desfiles na passarela denominada Darci Oviedo Cruz.Com isso, os foliões poderão assistir aos desfiles de forma mais confortável. A previsão é de que até a próxima quarta-feira já esteja tudo pronto para receber o público nos dias de carnaval.

A limpeza pública mudou!

O novo visual da Limpeza Pública. Da apreensão à alegria, assim podemos descrever o período de um ano vivido pelos garis de nossa cidade. No ano passado, muitas indagações e até ansiedade diante  das informações de que o recolhimento do lixo seria terceirizado.

Mas este  ano, com a chegada de dois novos caminhões, com um visual muito bonito, a turma do recolhimento  ganhou novo ânimo. Basta observar o trabalho dos garis  durante o dia e também à noite. O serviço está rendendo. Os garis imprimem  um ritmo frenético   no recolhimento que agora anda mais rápido.Parece que disputam uma maratona. Alguns com um pique alucinante.  

Nós já havíamos observado e a população tem notado também. Como é o caso do veterinário e professor Paulo  Renato Gonçalves que nos enviou e-mail relatando sobre o mesmo assunto. Sua observação foi a seguinte: “ São 23h  de segunda feira de carnaval. Há pouco assisti o novo caminhão do lixo passando na av. Dr Lauro e me chamou atenção  a corrida que os garis faziam atrás do veículo novo, como nas grandes cidades, onde   eles precisam acompanhar para vencer  o trajeto no horário previsto, o que não acontecia com as velhas  sucatinhas coletoras  que  víamos  alguns dias atrás  nas ruas de Alegrete,  mal girando as rodas. 

Que bom!  É o que  todos esperamos de uma administração ... ISSO É  AVANÇO.   Ainda faltam:   a Coleta Seletiva e,  acima de tudo,   conscientização  do povo para  colocar  LIXO NO LIXO.”