domingo, 29 de agosto de 2010

Comédia eleitoral



Olá amigos, começando uma nova semana, setembro está aí e com ele os desfiles da semana da Pátria, do Dia do Gaúcho, a primavera. Portanto, muito a comemorar. Ah. ... a um mesinho só da eleição.


Comédia eleitoral

Por falar em eleição, tenho recebido material de propaganda dos candidatos de todo este Brasil e que são postados no YouTube principalmente como “Comédia Eleitoral”.

Não sei se é para a gente rir – o brasileiro, contemplativo, hoje só ri de tudo – ou para chorar de raiva e indignação. A cada eleição, parece que cai cada vez mais o nível dos candidatos.

Alguns, pasmem, não sabem nem o que é o Congresso Nacional, mas querem ir para lá para conhecer. Outros, querem se eleger, para ajudar (acomodar??) a família. E o pior é que gente desse tipo muitas vezes acaba se elegendo.

Alguns candidatos que estão figurando os emails sobre "Comédia eleitoral".

Clique nas imagens para ampliar.



Veja pela web:

Saiba mais e pesquise os canditados no site: TSE - Candidatos 2010

No Youtube alguns candidatos têm surpreendido os internautas com ousadia e apelos nas propagandas eleitorais.

http://www.blogger.com/goog_1850726068
http://www.youtube.com/watch?v=bEx16O1fzZ8

Procura-se vaga de estacionamento

Mas vamos às coisas de nosso Alegrete. Escreví no jornal, mas quero abordar aqui sobre uma preocupação que deve ser a de muitos alegretenses: o estacionamento no centro da cidade.

Quem consegue, principalmente em horário de banco, uma vaguinha para estacionar seu carro no entorno da praça e adjacências ? Há dias que isso é impossível. Está na hora de as autoridades pensarem numa solução. Um município vizinho já pensa no estacionamento pago. Mas enquanto isso não acontece por aqui – e não sabemos se realmente seria a melhor solução - porque não redimensionar os espaços existentes na praça ?

Por que existe estacionamento para motos em torno da praça onde os carros não podem estacionar, no entanto, as motos ocupam os espaços que são para os automóveis ? Um cidadão sugeriu outro dia que o estacionamento dos taxi poderia ser oblíquo para abrir mais vagas. É uma solução ? Vai resolver ?

Pensamos que está mais do que na hora de uma reavaliação sobre o nosso trânsito . Ou os cidadãos encontram vaga a hora que quiserem para estacionar ? Um dado positivo é que abriram mais vagas onde antes era privativo da Justiça. Outra pergunta que matuta a cabeça de cada um : qual o critério para pintura de faixa amarela abrindo estacionamentos privativo?

O fim do liquinho?

Tá na Internet que Porto Alegre proibiu a venda do botijão de gás conhecido como P2 depois do incêndio que vitimou 14 pessoas no Parque da Redenção. Procon e Prefeitura se reuniram e tomaram a decisão, baseada no Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90.

O que consta é que 90% das vendas do P2, o chamado "liquinho", em todo o território nacional, são realizadas no estado do RS. O “liquinho “ deverá ser substituído por outros botijões como P8 e P5. Falamos com o diretor do Procon de nossa cidade, Carlos Almeida, mas por enquanto não há nada sobre a proibição em Alegrete. Foi uma decisão tomada em Porto Alegre. O momento é de aguardar.

Hora de aproveitar e pagar o imposto atrasado

Os contribuintes que estão devendo para os cofres do município com valores vencidos até 31 de dezembro de 2009 em processo de execução judicial estão com uma nova oportunidade para colocar em dia as pendências.

A Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito Erasmo Guterres Silva sancionou a Lei Municipal que cria o Programa de Facilitação de Pagamento de Débitos com o Município, o PROFIS II. Através dele, a secretaria de Finanças de Alegrete está autorizada a receber o pagamento à vista desses contribuintes com o abatimento de juros e multas ou parcelado em até 36 vezes com o desconto dos juros bancários.Portanto, é hora de aproveitar o benefício e regularizar os débitos tributários com a Prefeitura.

Semana da Pátria

Quarta-feira, abertura da Semana da Pátria em Alegrete, junto ao Monumento do Expedicionário.Vamos ter três desfiles este ano: no sábado, dia 4, desfile das escolas de educação infantil, entidades sociais, de bairros, esportivas , pólos educacionais e escolas de ensino fundamental. No domingo, demais escolas municipais, escolas estaduais, e universidades. Comemorações da Semana da Pátria cujo desfile deverá ser na verdade uma caminhada cívica. No dia 7 de setembro, desfile militar.

E logo depois, a Semana Farroupilha 2010 que, este ano, terá três desfiles: no dia 18, será no Passo Novo,a partir das 11h; no mesmo dia, a partir das19h30min, na praça Getúlio Vargas, um desfile temático e no dia 20 o desfile da 3ª. Capital Farroupilha, a partir das 9h, em que Alegrete quer novamente por nas ruas da cidade 8 mil gaúchos a cavalo. E muita festa também durante as comemorações alusivas ao Dia do Gaúcho. Eu acredito que estamos nos encaminhando para tornar a Semana Farroupilha um acontecimento turístico com a marca do Alegrete.

Falta ainda muita coisa, mas é o começo. E o grande mote, o grande trunfo, é a capacidade que o município tem de reunir tantos gaúchos a cavalo, numa marca que nenhum outro município consegue superar . Temos que aproveitar esse potencial para consagrar de vez a condição de Alegrete como a mais gaúcha cidade do Rio Grande.

Cenas do último desfile. Alegrete precisa investir no desfile do gaúcho como atrativo turístico.
Fotos: Alair Almeida


 

Adeus ao professor Catita

Queremos registrar o pesar pelo falecimento do ex-diretor do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha, professor Hermes Pinheiro de Souza, o popular Catita. Professor Catita estava internado na Santa Casa e não resistiu a um enfisema pulmonar que o arrancou do convívio de seus familiares e amigos. Formado em educação física e estudos sociais, foi professor, vice-diretor do Oswaldo Aranha, diretor em duas oportunidades, era aposentado desde 2005, mas sempre que possível visitava a escola pela qual nutria uma grande paixão. As aulas foram suspensas na escola em sinal de luto pelo falecimento do ex-diretor.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

No dia do soldado, uma homenagem de carinho a ex-combatente

Uma courbeille de flores junto ao busto de Duque de Caxias foi colocada

Uma homenagem de carinho a um ex-combatente da 2ª. Guerra Mundial e entrega de condecorações a militares e diplomas de reconhecimento a civis marcaram as comemorações do Dia do Soldado em Alegrete nesta quarta-feira,pela manhã.

Ex-combatente sargento Alceu Alves Macedo,
o único ex-pracinha da FEB vivo em Alegrete
A formatura geral ocorreu no quartel do 10º. Batalhão Logístico, com a participação de todas as unidades militares sediadas no Município.
O ex-combatente homenageado foi o sargento da reserva Alceu Alves Macedo, de 88 anos de idade, único ex-pracinha da FEB vivo no Município. O comandante do 10º. B LOG, “Batalhão Marquês de Alegrete”, coronel Luiz Alberto Ignácio, emocionou os presentes ao anunciar o toque do ex-combatente, na homenagem ao herói da FEB que esteve, como soldado, no campo de batalha durante a 2ª. Guerra Mundial na Itália. Depois, o ex-pracinha da FEB desfilou em carro aberto, abrindo o desfile do Dia do Soldado. juntamente com a tropa presente.

Entrega de diplomas a civis no Dia do Soldado.
Na foto, Nilson Gomes, diretor do jornal Expresso Minuano de Alegrete,
 recebe do comandante coronel Luiz Alberto Ignácio
Nas homenagens alusivas ao 25 de agosto, foram agraciados o tradicionalista Valdemar Calovi, empresário Pedro Breyer, jornalista Nilson Gomes e professora Vera Alvarez da Cunha.Foi também depositada uma courbeille de flores junto ao busto do patrono do Exército, Duque de Caxias.




Fotos: Alair Almeida

Alegrete quer ser a capital das Orquídeas

Depois da praça GetúlioVargas, agora é a Praça General Osório (Praça Nova) que começou a receber as primeiras orquídeas do projeto de embelezamento da cidade. As mudas começaram a ser plantadas na quarta-feira, dia 25, num trabalho conjunto das secretarias de Agricultura e Pecuária e de Meio Ambiente, além da Emater, Grupo de Orquidófilos, 6º RCB e o Projeto Mãos que Ajudam da Igreja dos Mórmons. Cerca de 40 pessoas participaram do mutirão que plantou as mudas no topo das árvores, o local mais apropriado para que se desenvolvam, segundo a professora Yara Freitas Valle, uma das incentivadoras da ação: -“as árvores com musgo, protegidas do excesso de luz, são propícias para seu crescimento”, explica.

Voluntários fazendo o plantio das orquídeas.
Foto: Paulo André Dutra
Os próximos locais a receberem as orquídeas serão a Avenida Freitas Valle e o Parque Ruy Ramos, em datas a serem divulgadas. Grande parte da atividade foi executada pelos missionários da Igreja dos Mórmons, através da parceria conhecida como Mãos que Ajudam, em que voluntários realizam limpeza, reforma e distribuição de donativos em locais escolhidos pelo poder público. O plantio de orquídeas foi uma das ações indicadas para serem concretizadas, bem como a limpeza do Parque dos Aguateiros que ocorrerá no próximo dia 11 de setembro.~
 

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Agosto nos trilhos

Oi amigos, retomamos os trilhos da informação, neste agosto de campanha fervilhante.


DIA DO SOLDADO NOS QUARTÉIS

Em nosso Alegrete, neste 25 de agosto, atos comemorativos ao Dia do Soldado na Guarnição Militar de Alegrete serão realizados hoje, a partir das 10h. A formatura geral da Guarnição ocorrerá no quartel do 10º. Batalhão Logístico, Batalhão ”Marquês de Alegrete”.

A cidade se veste à gaúcha para o 20 de setembro

Se depender do entusiasmo da gurizada, a Semana Farroupilha de 2010 no Município será rica em animação. Pelo menos é o que ficou demonstrado no recente concurso de peão e prenda mais bem pilchados que reuniu em torno de 50 participantes.

Uma comissão julgadora que foi trazida de Santa Maria, ficou um dia inteiro observando detalhes dos peões e das prendas no que concerne a indumentária tradicional, a encilha, a harmonia do conjunto cavaleiro/cavalo, a habilidade do cavaleiro ou prenda perante as reações naturais do animal bem como o conhecimento sobre a encilha e a pilcha. Os peões e prendas se esmeraram em demonstrar a preservação de dois dos mais belos hábitos da cultura gaúcha: a indumentária e os cuidados com o animal.

Os que mais se destacaram nas seis categorias do concurso de Peão e Prenda mais bem Pilchados da Semana Farroupilha , realizado no último fim de semana, foram :

  • Prenda Mirim – Luiza Souza Marques do CTG Capela Queimada;

  • Prenda Juvenil – Maiara Serpa Melo, do CTG Quero-Quero;

  • Prenda Adulta – Adelina Severo de Souza, do CTG Capela Queimada;

  • Piá – Leonardo da Silva Peres, do Piquete Manoel da Rosa, CTG Vaqueanos da Fronteira;

  • Guri mais bem pilchado a cavalo, Alisson Orestes Mendes Damasceno, do GT Os Tauras, CTG Querência Charrua;

  • Peão mais bem pilchado, César Augusto Medeiros da Fonseca, do Piquete Manoel da Rosa, do CTG Vaqueanos da Fronteira.
Todos terão lugar de destaque nos desfiles do dia 20 de setembro em Alegrete, além de participarem dos atos programados durante toda a semana farroupilha.

Piazito é avaliado pela comissão julgadora em um dos concursos que antecedem a Semana Farroupilha de Alegrete

Melancia: opção de acréscimo na renda

A qualificação dos produtores de melancia do município é uma das preocupações da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura. Na última sexta-feira, 20 de agosto, o técnico da empresa Agrosafra, Régis Thoer, proferiu palestra no Piquete Conceição Machado, na vila de Passo Novo, para cerca de 25 produtores daquele distrito e demais localidades interessados em aderir ao plantio da fruta ou no incremento de suas lavouras.

A atividade teve também a participação do Instituto Federal Farroupilha. Na ocasião, foram apresentadas novas variedades da fruta e possibilidade de inserção de cultivares com maior resistência à doenças e ao transporte, uniformidade, variação de sabor e de grau brix (relativo à incidência de açúcar). Os presentes levantaram questionamentos sobre o plantio e as possibilidades de melhoria na produtividade, demonstrando interesse na qualificação.

Ficou acertada a criação de cinco áreas demonstrativas para a próxima safra, duas de responsabilidade dos produtores e uma no Centro de Produção de Alimentos da Prefeitura de Alegrete. Nos últimos anos vem sendo registrado um considerável incremento na produção de melancias no Município, como alternativa de renda ao agricultor.


Conscientização contra o fumo

Nesta quinta-feira, 26 de agosto, será de conscientização contra o fumo em Alegrete. O CAPS AD, junto com o grupo Amor Exigente, escolas municipais, Urcamp Campus Alegrete e os redutores de danos da Secretaria Municipal de Saúde estarão realizando uma caminhada em alusão ao dia nacional de combate ao fumo. A concentração será a partir das 10 horas em frente ao calçadão na praça Getúlio Vargas. Os estudantes do curso técnico de enfermagem da Urcamp estarão realizando exames de pressão arterial e sinais vitais.

Empresa busca expansão de negócios em Alegrete



Cacau Show (Divulgação)

Recebi em meu e-mail matéria jornalística sobre o interesse de uma empresa de renome no País interessada em expandir seus negócios em Alegrete. É a Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo que pretende inaugurar sua primeira loja na cidade de Alegrete até o final de 2010. A Cacau Show, uma das principais e maiores redes de franquias de alimentação do Brasil, busca novos parceiros em Alegrete (RS).

Os interessados em abrir uma franquia da rede devem entrar em contato através do site www.cacaushow.com.br no link ‘SEJA UM FRANQUEADO’. Os novos parceiros contarão com todo o suporte e know-how de uma empresa com 22 anos de atuação no mercado, desde o assessoramento na escolha e localização do ponto comercial até a implementação da franquia “A seleção do franqueado é rigorosa, o que garante uma análise do perfil do futuro proprietário e total adequação ao negócio, uma vez que o sucesso do novo investidor é também o da nossa marca. A cidade de Alegrete possui alto potencial, e, por isso, acreditamos no crescimento da nossa marca na região”, destaca Marina Gentil, gerente de expansão da Cacau Show.


Google Imagens

Com mais de 850 franqueados em todo o País, a empresa visa também expandir em outras regiões do Estado rio-grandense, onde já possui 34 unidades. A previsão é inaugurar mais 29 franquias no Rio Grande do Sul nos próximos seis meses, totalizando 63 unidades em pleno funcionamento até o primeiro semestre de 2011.


Novas instalações do serviço de assistência personalizada

Um espaço cada vez mais útil para a comunidade da zona leste acaba de ser aberto que é o Serviço de Assistência Especializada da Secretaria de Saúde de Alegrete (SAE). As novas instalações do serviço que dá aconselhamento, acompanhamento, triagem, diagnóstico e tratamento de pacientes com DST/AIDS, agora sediado no Centro Social Urbano do bairro Capão do Angico, foram abertas na última segunda-feira (23.8). No prédio da Avenida Tiaraju também estão em funcionamento a central de regulação do SAMU, os consultórios do convênio com a UFSM, a unidade básica de saúde e o terceiro turno.
 
A secretária municipal de saúde, Maria do Horto Salbego, quer transformar o SAE em serviço de atenção integral à sexualidade. Fico com a definição do João Inácio, do Grupo Esperança, que falou sobre a importância do SAE, como “o serviço que deu todo o suporte para que os usuários tenham atenção especial sem qualquer tipo de preconceito”.

Garotos Virtuosos

Parabéns gurizada das equipes de handball do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha pela brilhante conquista do título da região nos jogos realizados terça-feira em Uruguaiana, categorias juvenil e infantil. Agora, um vôo mais alto, o título estadual em outubro, em Erechim. O professor Ernesto Viana, que comandou a turma, acha um sonho possível. Por enquanto,é saborear a vitória, com medalha no peito e o reconhecimento da direção da Escola.
 
Veja pela web: Handebol da Urcamp

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Imprensa e Exército

Tenente-coronel Ramires, comandante do 6º RCB entregando
em mãos o diploma de amigo do Regimento


Nas comemorações dos 122 anos de atuação do 6º Regimento de Cavalaria Blindado, realizadas esta semana, fui homenageado pelo comando da unidade com o diploma de "Amigo do Regimento José de Abreu”. Recebi o diploma das mãos do comandante tenente coronel Ramires, e dele ouvi palavras elogiosas ao trabalho publicado na imprensa.

Fiquei muito lisonjeado com a homenagem do comando do Regimento e a partir de agora com um maior comprometimento ainda com esta unidade amiga que é a guardiã da cavalaria na Fronteira Oeste e uma expectativa muito grande em relação à chegada dos Leopard, novos blindados que mudam a plataforma de combate do centenário 6º. RCB.

No dia das comemorações do aniversário do quartel, um blindado da geração Leopard , exposto na entrada do quartel, chamou a atenção dos visitantes pela sua imponência e alta tecnologia de combate.
Garotos do projeto Charrua, mantido pelo 6º. RCB, com toda a curiosidade observando
o carro de combate Leopard 1A5 que fará parte da nova geração de blindados do Regimento.


Em tempo...

Ao falar no Regimento José de Abreu, quero destacar a atenção que a imprensa da cidade, de uma maneira geral, tem recebido do subtenente Bitencourt, oficial de relações públicas que faz um trabalho eficiente no elo quartel-imprensa e comunidade. Isso contribui para que, cada vez mais, o 6º. RCB ganhe a simpatia dos alegretenses.


Banda da 2ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada de Uruguaiana, mesclada
com a Banda do Grupo de Artilharia 3 de Paso de Los Libres (Argentina), que fez o espetáculo Carrossel Musical
no dia do aniversário do 6º. RCB. O público aplaudiu a apresentação conjunta.

Delegado Xavier em palestras

Delegado Jorge Luiz Xavier tem cumprido quase que uma maratona para atender seus compromissos profissionais e corresponder às solicitações para palestras, especialmente em escolas. Foi o que aconteceu esta semana em que na quarta-feira , pela manhã , o delegado foi palestrante sobre Bullyng no Programa de Prevenção à Violência, na Prefeitura. Já na quinta-feira, fora solicitado para falar aos alunos do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha, também sobre o tema proposto. Bom domínio de público e objetividade em sua participação.

Obras

A construção de uma ponte emergencial sobre o arroio Caverá vai solucionar de forma emergencial a passagem naquele local depois que a velha ponte Júlio de Castilhos apresentou problemas em sua estrutura e foi barrada a passagem de veículos pesados. As obras estão sendo realizadas, mas a dúvida fica em relação a uma eventual enchente, fatalmente a travessia seria interrompida devido a pouca altura em relação ao nível d’água.

Mudanças

Muito tem se falado em relação a sede da UERGS que atualmente ocupa área nas instalações do DAER na cidade alta. Mas a solução pode estar próxima com o aproveitamento do prédio do Fórum, na praça Getúlio Vargas que está desocupado ou do Ministério Público, na esquina da Praça com a rua Luiz de Freitas que será desocupado em breve motivo da transferência da Promotoria para avenida Tiarajú, na zona leste da cidade, onde uma bonita e funcional construção está em fase de acabamento. Há esta idéia sendo comentada na cidade, mas é preciso uma força política, quem sabe, para concretizar o sonho de estudantes da UERGS. A verdade é que esses locais são excelentes para abrigar a universidade estadual porque são bem localizados e com boa estrutura de espaço.

Libertadores

Parabéns colorados pela vitória na Libertadores. Os Emirados o aguardam no fim do ano para tentar buscar o segundo título mundial interclubes.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Em tempo...


  • A central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Alegrete (RS), gerenciada pela Associação das Revendas de Agroquímicos da Fronteira Oeste (Arafo), participa da sexta edição do Dia Nacional do Campo Limpo que será comemorado no dia de hoje (18.8), a partir das 14h , na sede da central, às margens da BR 290, Km 589, com atividades de educação ambiental. No evento,serão realizadas atividades educativas sobre o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos . A unidade promoverá a ação Portas Abertas, que tem a finalidade de levar à comunidade local as etapas da destinação de embalagens vazias, por meio de atividades educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente.
  
  • Em continuidade às comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, escolas da região participarão ainda do projeto Ciclo de Vida das Embalagens, desenvolvido pelo inpEV e Editora Horizonte com apoio da central de Alegrete, que tem como objetivo contribuir com conteúdos para a educação ambiental dos alunos de 4º a 7º ano do Ensino Fundamental.

  •  A Câmara Municipal de Alegrete realiza no dia 19, quinta-feira, a partir das 18h30min, audiência pública para tratar sobre o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a firmar contrato do programa de prestação de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgotamento sanitário com a CORSAN. A audiência será no plenário da Câmara.

  • Quartel do 6º. Regimento de Cavalaria Blindado está em sua semana de comemorações dos 122 anos de existência. Nesta quarta-feira, será realizada a formatura geral às 10h. Após, carrossel musical no Regimento. Na programação de aniversário serão entregues distinções a pessoas da comunidade como “amigos do Regimento”.

domingo, 15 de agosto de 2010

Assis Brasil patrono da Feira do Livro

O município de Alegrete já prepara a 31ª. edição da Feira do Livro que este ano será realizada de cinco a nove de outubro, e pela primeira vez na Praça Getúlio Vargas. A Feira é uma parceria do SESC com a Prefeitura na organização do evento e este ano, segundo a diretora de cultura da Secretaria de Educação, Ana Maria Thompson Flores, terá como tema “Livro: garantia de acesso à cultura”. O horário de funcionamento da feira será das 9h às 22h com um atrativo inédito: pela primeira vez haverá a Praça da Alimentação, organizada em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio.

O escritor Luiz Antônio de Assis Brasil foi escolhido como patrono da 31ª Feira do Livro. Um dos maiores nomes da literatura gaúcha, Assis Brasil é autor de clássicos como As Virtudes da Casa, Um Quarto de Légua em Quadro e A Prole do Corvo. Desde 1985 é responsável pela Oficina de Criação Literária do programa de pós-Graduação da Faculdade de Letras da PUCRS. A Feira terá ainda como homenageado especial o poeta alegretense Élvio Vargas. A palestra-show ficará a cargo de Teddy Corrêa, vocalista da banda Nenhum de Nós e que em 2006 lançou seu primeiro livro intitulado Bruto, uma reunião de poemas, entre eles letras de algumas canções da banda e com as histórias e circunstâncias que as geraram.

Tô chegando!

Estou construindo meu espaço na Web, me familiarizando com as ferramentas. A partir de agora adotarei este recanto para me comunicar.

Conto com a visita de todos.

Aguardem mais..!